![]() |
Amizade a toda prova |
Emoldurada pela rústica parede do barraco, no meio da favela, a dedicatória acima, de autoria do teólogo Leonardo Boff, calou fundo no meu coração e ficou gravada em minha mente. As palavras do então frei Leonardo resumiam com perfeita exatidão o que eu via com meus próprios olhos naquela casa.
Junto com outros companheiros, meu amigo frei Carlos Silva assumira a opção de total despojamento e pobreza, movido pela "paixão pelo Jesus pobre e a paixão pelos pobres", usando mais uma vez as palavras de Leonardo Boff.
Construindo seu barraco e morando ali no centro daquela favela, em Piracicaba, superou a cômoda posição de quem apenas faz caridade para pobres, passando a viver com eles e como eles. Seminarista capuchinho, abriu mão de morar no conforto do Seminário São Fidélis para fazer a experiência concreta da pobreza, partilhando com o povo pobre da favela as suas dores e angústias, celebrando suas conquistas e esperanças.
Trabalhava o dia todo como operário, estudava à noite e nos momentos livres dedicava-se ao trabalho pastoral na favela. Visitei várias vezes aquele singelo barraco que em pouco tempo se tornou a referência para todos as famílias da favela. Se alguém precisava de um curativo, era lá que procurava. Um colchão, uma caneca de arroz, remédio...
Da pobreza partilhada transbordava a abundância de bens e dons. Passar ali uma tarde de domingo era experimentar uma pequena amostra grátis do Reino. No íntimo de meu ser sentia uma santa inveja de meu amigo. Inveja por não ter a mesma coragem que ele teve, a mesma disponibilidade, o mesmo comprometimento.
Tenho absoluta certeza de que nossa amizade, nascida na militância na Pastoral da Juventude diocesana de Lins, se solidificou ali, nas poucas visitas que fiz àquela favela, alimentada pelo espírito franciscano original. Amizade que se expandiu para minha família, que criou laços fraternos e familiares, que ultrapassou fronteiras e resistiu aos 9 mil quilômetros que nos separam desde que partiu em missão para o México.
(Publicado originalmente no Facebook em 29/03/12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário